Se começar a sentir sintomas de osteoartrite, não espere. É importante que consulte o seu médico e obtenha prontamente um diagnóstico adequado.16

Se lhe for diagnosticada osteoartrite, a escolha do melhor tratamento dependerá do seu estado de saúde, de outros medicamentos que tome e da gravidade do seu caso de osteoartrite (ligeira, moderada ou grave). Quanto mais cedo você e o seu médico trabalharem juntos, mais cedo poderá iniciar um plano de tratamento eficaz.

Saiba mais sobre as causas, os sintomas  y as opções de tratamento da osteoartrite.

Geralmente, o diagnóstico da osteoartrite envolve quatro passos:

  • Historial clínico. Esta é a melhor ferramenta do seu médico no diagnóstico da osteoartrite. Fale com o seu médico sobre os seus sintomas, o historial familiar e condições clínicas anteriores.
  • Exame físico. O seu médico irá procurar sinais típicos de osteoartrite, tais como inchaço ou sensibilidade nas articulações e uma perda na amplitude de movimentos.
  • Amostra de líquido da articulação. Depois de aplicar um anestésico local, o médico pode retirar uma pequena quantidade de líquido da articulação, chamado líquido sinovial. Um teste laboratorial deste fluido pode ajudar a confirmar o diagnóstico de osteoartrite e excluir outras condições.
  • Raios-X ou RM. Estas imagens podem mostrar lesões no interior da articulação. O seu médico irá procurar a deterioração do tecido cartilaginoso típica da osteoartrite.