Informe-se, inspire-se.

A gestão da sua osteoartrite (OA) não significa que tem de deixar de viver a vida que quer. Desde minimizar a dor a criar ligações, os recursos nesta página podem ajudá-lo a manter-se ativo e saudável mesmo vivendo com OA.

 

Ferramenta de autoavaliação da OA

2.4-header-iStock-473350800

Tudo sobre a OA

A dor nas articulações é comum, mas não tem de sofrer com a dor. Existem várias formas de lidar com a dor nas articulações para que possa manter-se tão ativo quanto quiser.

O que é a OA?

A OA é uma doença articular degenerativa que pode afetar a cartilagem articular, o osso, os ligamentos e outros tecidos. Em geral, a OA desenvolve-se ao longo do tempo, mas pode desenvolver-se muito mais rapidamente após lesões numa articulação. Os joelhos, as ancas e os ombros estão entre as articulações mais afetadas pela OA. Os sintomas de OA incluem frequentemente dor nas articulações, rigidez, inchaço, amplitude de movimentos limitada, sons de estalidos ou estalos e instabilidade.

Saiba mais sobre a OA

O meu percurso com OA no joelho

Um diagnóstico precoce e terapias proativas podem ajudá-lo a manter-se fisicamente ativo por mais tempo sem dor nas articulações. Se já não estiver a conseguir alívio com estas terapias para a OA do joelho ligeira a moderada, as injeções de ácido hialurónico (AH) podem ser adequadas para si.
Como funciona o AH

 

Como é tratada a OA?

Nenhuma terapia isolada de tratamento da OA funciona para todas as pessoas e os tratamentos variam em termos de riscos, efeitos secundários e duração dos benefícios. É importante que discuta todas as opções disponíveis com o seu médico. Muitos médicos irão recomendar um plano de cuidados faseados para cada etapa da doença, sendo uma abordagem que inclui uma combinação de diferentes tratamentos.36

As opções de tratamento para OA ligeira podem incluir:36,37
• Exercício
• Fisioterapia
• Perda de peso
• Analgésicos orais ou tópicos
• AINE
• Injeções de ácido hialurónico (AH)
• Injeções de corticoides

As opções de tratamento para OA moderada podem incluir:37
• Injeções de AH
• Injeções de corticoides
Opções de tratamento

Viver com a OA

Embora muitas pessoas com OA sintam dor crónica e limitações funcionais, estão disponíveis recursos para o apoiar. Eis alguns bons lugares para começar:

Manter-se ativo >

Caminhar com artrite >

Gerir o peso >

Criar ligações >

Gestão do peso

Perder peso não é fácil, mas pode significar uma diferença enorme para a dor nas articulações. A perda de peso pode ajudar a aliviar uma parte da rigidez, inchaço e dor… Ler mais >

As ligações contam

Lidar com a OA pode ser um desafio, resultando em stress, depressão e redução da qualidade de vida. Lembre-se de que não está sozinho. A participação num grupo de apoio pode ajudar… Ler mais >

A nutrição é importante

Os alimentos que consome podem afetar a dor da OA no joelho de duas formas. Primeiro, uma dieta equilibrada pode contribuir para uma gestão de peso bem-sucedida. Além disso, certos alimentos podem promover ossos e articulações… Ler mais >

KneeCare_img-min

Os meus cuidados com as articulações com OA

A osteoartrite é uma condição para toda a vida. Embora não exista cura, muitas opções de tratamento estão clinicamente comprovadas para ajudar a gerir com sucesso os sintomas a longo prazo. Os objetivos do tratamento da osteoartrite são:

  • Diminuir a dor
  • Manter ou melhorar o movimento das articulações
  • Limitar a perda da função da articulação pelo máximo de tempo possível
  • Reduzir a utilização de medicamentos de resgate (analgésicos, AINE)
  • Reduzir a utilização de corticoides
  • Adiar a cirurgia de substituição da articulação

Criar um plano de cuidados só para si

Nenhuma terapia isolada funciona para todas as pessoas e os tratamentos variam em termos de riscos, efeitos secundários e duração dos benefícios. É importante que discuta todas as opções disponíveis com o seu médico. Muitos médicos irão recomendar um plano de cuidados faseados para cada etapa da OA, sendo uma abordagem que inclui uma combinação de diferentes tratamentos.

Quer saber se DUROLANE ou Curavisc® é a solução certa para si?

Leia alguns dos nossos recursos para doentes sobre como DUROLANE e Curavisc podem ter um impacto positivo no seu percurso de tratamento da OA.

DUROLANE e Curavisc podem não estar disponíveis em todos os mercados. Consulte as instruções de utilização
abaixo para obter uma lista de regiões.

Guia de tratamento da OA para o doente

Procura outras informações sobre terapias, educação e eventos comunitários relacionados com a OA? Comece por estas organizações.